Ministério Público inaugura Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção em Varginha
Em cerimônia realizada na última quinta-feira, 14 de novembro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inaugurou a Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC) Regional de Varginha. A nova sede concentrará em um único edifício todos os órgãos da instituição voltados ao combate à criminalidade e à corrupção, otimizando recursos e aprimorando a atuação do MPMG nesta área.
Durante a cerimônia, o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Varginha, promotor de Justiça Igor Serrano, ressaltou a importância da UCC no enfrentamento aos desafios impostos pelo crime organizado e pela corrupção, que exigem profissionalismo e atuação conjunta. Serrano também destacou os resultados já alcançados pelo MPMG, como operações realizadas, recuperação de ativos e ressarcimentos.
O coordenador estadual de Defesa da Ordem Econômica e Tributária, promotor de Justiça Rodrigo Storino, traçou um breve histórico da atuação do MPMG no combate ao crime organizado, desde a criação dos Gaecos. Storino enfatizou que a UCC representa uma estratégia de integração e planejamento, inclusive interinstitucional, para o combate à criminalidade.
Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Jarbas Soares Júnior, alertou para a infiltração do crime organizado em instituições e setores econômicos, o que torna o combate ainda mais urgente e complexo. Júnior destacou a importância da UCC para reunir equipes, compartilhar dados e estruturas de investigação, consolidando Minas Gerais como referência nessa atuação conjunta.
A UCC Regional de Varginha representa um passo importante na estratégia do MPMG de combate ao crime e à corrupção, otimizando a atuação da instituição e promovendo a integração entre seus órgãos e outras instituições.
COMENTÁRIOS