Polícia Militar Ambiental prende quatro pessoas em flagrante por transporte de animais em condições de maus-tratos em Varginha
Uma ação Polícia Militar do Meio Ambiente resultou na prisão de quatro pessoas e no resgate de mais de 160 pássaros silvestres em Varginha. A ação ocorreu neste domingo (17) após denúncias sobre a venda ilegal de animais silvestres.
Foto: Divulgação / Polícia Militar do Meio Ambiente
No veículo, além do motorista, estava um casal de passageiros que alegou desconhecer o conteúdo das caixas, afirmando apenas ter presenciado o carregamento e estar seguindo de carona para o Rio de Janeiro.
Cerca de R$ 43 mil entre cheque e dinheiro em espécie foram encontrados com o motorista. Na residência do criador, a polícia apreendeu outros dois pássaros, sendo um azulzão e um trinca-ferro, sem anilhas de identificação e sem o devido registro junto aos órgãos ambientais. Também foram apreendidas gaiolas e equipamentos de captura. O criador, apesar de registrado como amadorista, confirmou a venda ilegal dos animais.
Durante as buscas na casa, a polícia encontrou R$ 3.750,00 em dinheiro, que segundo o morador, teria recebido do motorista na negociação da venda dos pássaros que estavam no veículo.
Os ocupantes do veículo e o proprietário da casa foram presos em flagrante e responderão por crimes ambientais, maus-tratos e formação de quadrilha.
As aves resgatadas foram encaminhadas ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) para avaliação e cuidados. Além das prisões, foram aplicadas multas que totalizam cerca de 200 mil UFEMGs. O veículo utilizado no crime foi apreendido.
COMENTÁRIOS